DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REGISTRAR O NASCIMENTO
O pai deve comparecer portando os documentos abaixo:
É facultado à mãe que efetue o registro apenas em seu nome, indicar os dados do pai da criança (maior quantidade de dados possíveis) para envio ao Fórum e início de processo de investigação de paternidade.
Em caso de registro apenas em nome da mãe, esta deve comparecer portando os documentos abaixo.
PAIS SOLTEIROS:
DNV (folha amarela expedida pelo hospital) + certidão de nascimento original ou fotocópia legível, em bom estado de conservação + CPF e RG ou CNH em bom estado de conservação, não replastificado e com foto recente.
PAIS CASADOS:
DNV (folha amarela expedida pelo hospital) + certidão de casamento original ou fotocópia legível em bom estado de conservação + CPF e RG ou CNH em bom estado de conservação, não replastificado e com foto recente.
PAIS SEPARADOS OU DIVORCIADOS:
DNV (folha amarela expedida pelo hospital) + certidão de casamento original (com a respectiva averbação) ou fotocópia legível, em bom estado de conservação + CPF e RG ou CNH em bom estado de conservação, não replastificado e com foto recente.
Casos excepcionais:
- Se a mãe da criança for menor de dezesseis anos e o registro for efetivado apenas em nome dela, deverá comparecer um dos avós maternos com CPF e RG ou CNH em bom estado de conservação e com foto recente.
- Se o declarante não souber ler ou escrever ou estiver impossibilitado de assinar, deverá comparecer, juntamente, pessoa maior de dezoito anos, que saiba ler e escrever com CPF e RG ou CNH em bom estado de conservação e com foto recente.
PARA NASCIDOS FORA DO ESTABELECIMENTO HOSPITALAR:
Apresentar também declaração assinada por médico/enfermeira responsável pelo parto ou pelo atendimento imediatamente posterior ao parto, em papel timbrado do profissional, contendo:
- Data e horário do nascimento;
- Local do nascimento (em domicílio, clínica ou via pública e etc);
- Endereço do nascimento;
- Sexo da criança;
- Peso ao nascer;
- Nome da mãe;
- Nome do pai;
- Tipo de parto (natural, cesáreo e etc);
- Tipo de gravidez (única, dupla, tripla e etc);
- Assinatura do médico/enfermeira com firma reconhecida, seu número de registro profissional e qualificação.
Além disso, são necessárias duas testemunhas maiores de dezoito anos, que saibam ler e escrever, portando CPF e RG ou CNH em bom estado de conservação e com foto recente (caso seja apresentada Declaração de Nascido Vivo expedida por Unidade de Saúde (folha amarela), fica dispensada a apresentação de testemunhas e a declaração firmada por médico ou enfermeiro responsável pelo parto).